Fórum Eletrônica2005
Reparação de aparelhos eletrônicos em Geral, Dicas de Consertos, Informação Técnica, Projetos, Esquemas, Software, Eeprom e Muito Mais!!.

Seja Muito Bem Vindo ao Fórum Eletrônica 2005!!

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum tais como; pedir dicas de Aparelhos, ver o boletim técnico e muito mais, você precisa Estar cadastrado e participar do fórum eletrônica 2005.

Faça já o seu cadastro é totalmente de graça Aproveite !!!

Últimos assuntos
» (RESOLVIDO) TV CCE HPS 1407 LIGA TOMADA ACENDE LED APERTA POUER MAS A TV NÃO OSCILA.
Qui Maio 11, 2017 8:01 am por Perna Longa

» [Resolvido]TV LG 21FJ8RL-L4 - QUEIMANDO FUSÍVEL.
Sab Abr 22, 2017 6:35 pm por Perna Longa

» [Resolvido]TV LG 29FU6TL - SEM TENSÃO NO +B
Sab Abr 22, 2017 6:34 pm por Perna Longa

» [Resolvido]tv gradiente gt2010 com capacitor de largura cl24 estourado
Sab Abr 22, 2017 6:33 pm por Perna Longa

» Tv lg mod. RP 14CB25A. não liga
Qui Abr 20, 2017 8:15 am por Sheldon

» [Resolvido]Tv toshiba le4052i(a) aparece o logo e desliga
Qua Abr 19, 2017 9:52 am por Ebenézer Mota

» [Resolvido]Tv Philco PH21B Não liga
Qua Abr 19, 2017 9:50 am por Ebenézer Mota

» [Resolvido]CCE HPS2991 Liga sem imagem. Se demorar muito, às vezes aparece imagem.
Qua Abr 19, 2017 9:01 am por Sheldon

» [Resolvido]HPS-2171FS NÃO TEM AUDIO
Qua Abr 19, 2017 9:01 am por Sheldon

» [Resolvido]Tv Lg Rp20cc25 tela toda preta sem screem
Seg Abr 17, 2017 3:35 pm por Perna Longa

» [Resolvido]Tv Philco PH14C Imagem toda branca com linhas de retraço
Qua Abr 12, 2017 1:36 pm por Mariane

» [Resolvido]Tv toshiba tv2998ems lem2 rolando uma faixa vertical na tela
Qua Abr 12, 2017 1:34 pm por Perna Longa

» [Resolvido]TV LG 29FU6TL - SEM TENSÃO NO +B
Ter Abr 11, 2017 9:37 am por Sheldon

» [Resolvido]TV PHILIPS 21PT5433/78 liga com som imagem normal mas se desliga em 3 segundos
Seg Abr 10, 2017 1:34 pm por Perna Longa

» [Resolvido]TV LG 21FJ8RL Liga e logo desliga com rele batendo
Seg Abr 10, 2017 1:32 pm por Perna Longa

» [Resolvido]TV CCE 2118USP EFEITO ALMOFADA
Seg Abr 10, 2017 1:28 pm por Perna Longa

» [Resolvido]CCE HPS1471 com vertical fechado e desliga.
Qua Abr 05, 2017 7:52 am por Sheldon

» [Resolvido]CCE HPS-2171FS NÃO TEM AUDIO
Qua Abr 05, 2017 7:51 am por Sheldon

» [Resolvido]CCE HPS2991 Liga sem imagem. Se demorar muito, às vezes aparece imagem.
Qua Abr 05, 2017 7:50 am por Sheldon

» [Resolvido]CCE HPS2071 Led apagado fonte secundária com 49v
Qua Abr 05, 2017 7:48 am por Sheldon

» [Resolvido]PHILCO PH29 Com som e sem imagem, tira a antena fica em tela azul,
Ter Abr 04, 2017 1:05 pm por Perna Longa

» [Resolvido]PHILIPS 21PT8467/78 Não liga
Ter Abr 04, 2017 8:09 am por Perna Longa

» [Resolvido]PHILIPS 29PT4635/78 tv totalmente parada
Ter Abr 04, 2017 8:08 am por Perna Longa

» [Resolvido]PHILIPS 20PT3336/78 Linhas coloridas no topo da tela
Ter Abr 04, 2017 8:07 am por Perna Longa

» [Resolvido]PHILIPS FWM4000X/78 nao sai som
Ter Abr 04, 2017 8:06 am por Perna Longa

» Motor elétrico.lavadora de roupa
Seg Abr 03, 2017 7:35 pm por Perna Longa

» [Resolvido]PHILCO PH21M SS liga desliga led fica piscando e nao liga mais, tem que tirar da tomada e ligar novamente.
Seg Abr 03, 2017 8:10 am por Perna Longa

» [Resolvido]LG 14SB1RB Liga led arma e desarma em seguida
Seg Abr 03, 2017 7:20 am por baltazar alves da silva

» [Resolvido]CCE HPS2991 Liga com vertical fechado. Vertical não fica fechado estável. Dá umas piscadas perecendo que quer apagar.
Seg Abr 03, 2017 7:18 am por baltazar alves da silva

» [Resolvido]CCE TV-2118USP Quadro reduzido,imagem apenas no centro
Sex Mar 31, 2017 10:36 am por Mariane

Recuperar Senha

alguem tem experiencia com web radio???

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

alguem tem experiencia com web radio???

Mensagem por leprex em Qua Maio 11, 2016 1:58 pm

ola galera!!! é possivel criar uma radio online que mantenha a programaçao diaria em arquivo acessivel aos ouvintes?
leprex
Técnico
Técnico

Status : Técnico
Numero de Mensagens : 91
Humor : as vezes bom as vezes num sei não

Re: alguem tem experiencia com web radio???

Mensagem por Ebenézer Mota em Qua Maio 11, 2016 8:21 pm

O andrecuiaba e o emerson tem conhecimento neste assunto.

De que adianta ter todo o conhecimento do mundo, se não passar a diante e ajudar a quem precisa!
Ebenézer Mota
Administrador e Fundador
Administrador e Fundador

Experiência Desde. : 08/01/1989
Numero de Mensagens : 6296
Humor : Sempre de Bem com a Vida.

http://eletronica2005.forumeiros.com

Mensagem por jefersonsouza2015 em Dom Maio 15, 2016 8:10 pm

Olá Leprex td bem?

Gostaria de entender, você deseja manter uma rádio online, mas com os arquivos da rádio acessível para os ouvintes? Que tipos de arquivos seriam?

Very Happy Very Happy
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Numero de Mensagens : 13

http://jsdesenvolvimentoweb.com.br

Mensagem por leprex em Seg Maio 16, 2016 6:42 am

jefersonsouza2015 escreveu:Olá Leprex td bem?

Gostaria de entender, você deseja manter uma rádio online, mas com os arquivos da rádio acessível para os ouvintes? Que tipos de arquivos seriam?

Very Happy Very Happy

ola jefersonsouza!!! obrigado por responder. os arquivos seriam os programas dos dias anteriores, para que os ouvintes tivessem a opção de escutar a programaçao ao vivo ou escolher algum programa ja transmitido.
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por jefersonsouza2015 em Seg Maio 16, 2016 7:32 am

Entendi Leprex. Então eu tive uma rádio web por dois anos, e atualmente trabalho com desenvolvimento de sites e software, edição de vídeos, de áudios e imagens, e num estúdio de TV.

O que eu fazia antigamente era o seguinte, eu ao transmitir um programa ao vivo, eu gravava ao mesmo tempo com um gravador do windows, programando-o para que captura-se o áudio por tempo considerável, depois comecei a utilizar camtasia e depois o atube catcher.

Depois que gravar você precisará cadastrar essas informações em um banco de dados e puxar esses dados e o arquivo para ser acessível no site. Isso não é nada difícil.

Agora, não sei o seu conhecimento de rádio web, se já tem criado uma rádio, os softwares a utilizar e já tem um site preparado para receber o conteúdo, mas qualquer coisa poderei te orientar, naquilo que eu souber.

Qualquer coisa estou a disposição. Smile Smile
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por leprex em Seg Maio 16, 2016 8:06 am

vlw meu amigo!!! vc respondeu exatamente a minha duvida. eu não tenho experiencia com criação e hospedagem de sites, mas a radio aqui da cidade esta precisando de alguem para criar uma radio online e não encontra, então resolvi estudar o assunto pra ver se consigo fazer o que eles precisam. estou estudando criação de webradio via wordpress e é bom saber que posso contar contigo para sanar alguma duvida vlw. :like:
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por jefersonsouza2015 em Seg Maio 16, 2016 12:08 pm

Olá Leprex, eu normalmente crio o meu o próprio site, porque se der algum problema eu saberei como resolver sem precisar ficar procurando, nunca utilizei Word Press, estudei um pouco o WP, mas nunca utilizei ele para criar sites, sistemas para clientes.

Indico deixar a página onde estiver o player da rádio mais limpo possível, pois quanto mais coisas você adicionar, exemplo: imagens, efeitos na página, comentários etc.. mais pesado ficará a página e com isso poderá ocorrer problemas para os ouvintes escutarem ou acessarem a página. Deixe a página mais limpa possível para que ela não tenha que carregar muita coisa e com isso evitando de perder conexão do site com o serviço de streaming, por que existe um tempo de conexão, alguns são 60 segundos outros 30 segundos, você precisa pensar nos usuários que tenham internet popular. Smile porque senão eles vão reclamar que não estão conseguindo ouvir, e aí você terá que recriar ou remanejar esta página.

Eu indico a você ou quem for fazer a edição dos arquivos, antes de colocar o arquivo no ar para serem acessados pelos ouvintes, estes arquivos passem por uma equalização, onde você fará com que toda a faixa de áudio fique no mesmo volume, o melhor é que fique entre -3DB a -6DB, eu uso o Adobe Audition para fazer isso, e é interessante rodar em 128kbps MP3.

Uma dica muito importante, que você pode oferecer para o seu cliente, é que ele não grave o programa com ventilador ou circulador ligado, nossa fica com ruído chato de fundo que dá trabalho para tirar viu, é complicado tirar esses ruídos.

Qualquer coisa você só perguntar.
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por leprex em Seg Maio 16, 2016 1:18 pm

vleu amigão!!! obrigado pelas dicas, com certeza serão muito uteis e é certo tambem que vou voltar a te perguntar sobre esse assunto. obrigado :21:
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por Emerson Rodrigo Santos em Seg Maio 16, 2016 1:41 pm

Leprex, tá ai um cara que pode tirar suas dúvidas sobre a rádio!
Grande Jeferson!!! Eu tbm peguei algumas dicas com ele há alguns dias...

Moderador
Moderador

Experiência Desde. : 01/01/2000
Numero de Mensagens : 1148
Humor : bacana!

http://www.eletronicacarandai.com.br

Mensagem por jefersonsouza2015 em Seg Maio 16, 2016 3:39 pm

Certo Leprex. Smile Fique a vontade.

Emerson, menino, estamos aqui para ajudar conforme o nosso conhecimento. Smile Fique tranquilo para comentar também Emerson Rodrigo. Smile Smile
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por Emerson Rodrigo Santos em Seg Maio 16, 2016 3:49 pm

Lembra daquele link que vc me passou, para criação de uma rádio gratuita que tem acesso liberado até 5000 usuários ao mesmo tempo?
Eu estive entrando no sistema deles e achei um pouco confuso, mas isso é o de menos, pois se aprende com o tempo e uso.O problema maior da rádio gratuita é ter que disponibilizar um pc separado só para manter a radio no ar.

Moderador
Moderador

Experiência Desde. : 01/01/2000
Numero de Mensagens : 1148
Humor : bacana!

http://www.eletronicacarandai.com.br

Mensagem por Ebenézer Mota em Seg Maio 16, 2016 3:51 pm

Ja que o assunto é web-radio se alguem tiver uma web radio e quizer fazer parceria com o fórum manda uma MP Precisamos colocar uma Web radio no fórum2005 Jóia

De que adianta ter todo o conhecimento do mundo, se não passar a diante e ajudar a quem precisa!
Ebenézer Mota
Administrador e Fundador
Administrador e Fundador

Mensagem por jefersonsouza2015 em Seg Maio 16, 2016 4:35 pm

Ebenézer Mota, tudo bem?

Eu não tenho uma web rádio, mas posso escrever uma matéria explicando um passo a passo de todos os procedimentos para criação de uma WEB Rádio, como transmitir, como editar os áudios e outras questões a mais, não é difícil fazer uma web rádio, mas para mim foi, porque ninguém me ensino eu apanhei muito até acertar, rsrsr. Se quiser eu poderei publicar, só que demorará um pouco para que possa publicar esse passo a passo. Smile Smile

Inclusive posso estudar a possibilidade de criar gratuitamente uma página para rodar a rádio, disponibilizar aqui para quem desejar. Bem como disponibilizar os softwares para transmissão e edição do áudio, etc... Como disse só vai demorar um pouco, pois estou com muito trabalho aqui na empresa, mas posso tirar tempinhos por dias para escrever.
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por leprex em Sex Maio 20, 2016 2:12 pm

salve galera!!! estou fazendo progressos com a web radio, logo logo posto o link da radio experimental. jeferson, vc pode me falar mais alguma coisa sobre como disponibilizar os arquivos no site da radio???
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por jefersonsouza2015 em Sex Maio 20, 2016 4:49 pm

Olá Leprex, tudo bem?

Então, vamos ver se eu consigo te passar algo de útil.

Os áudios tem que ser em MP3 - 128 kbps, pois se vc optar por 192 kbps, algumas pessoas com a internet lenta não poderão escutar na rádio e em alguns aplicativos que sejam responsáveis por reproduzir na rádio os arquivos gravados durante a a programação offline, caso haja.

Sem dizer que o MP3 - 128 Kbps é muito bom para quem tem internet mais lenta (POPULAR 1MB até 5MB).

Como você está utilizando o Word Press para criar a página da rádio, te indico estudar a possibilidade de inserir códigos HTML e PHP, quando necessário.

Digo isso, porque se você ao disponibilizar os arquivos de áudio para download, o usuário ao clicar no arquivo, poderá ocorrer duas coisas, ou era irá baixar o áudio ou ela irá assistir diretamente no navegador, sendo que temos que considerar que algumas pessoas não entendem de internet, e não saberão utilizar o SALVAR COMO....

Alguns softwares de reprodução de vídeo e áudio como o VLC por exemplo, ele tem um plugin que é integrado ao navegador e quando você clicar no arquivo provavelmente ele não conseguirá baixar, caso não saiba fazê-lo pelo SALVAR COMO, aí para prevenir isso, eu te indico a estudar o código fonte da página da rádio, e onde tiver o link para os arquivos, você adicione ao link o atributo download, pois com este atributo você informará ao navegador que ao ser clicado no arquivo ele deverá acionar o mecanismos de download e não de reprodução.

Exemplo: <a href="nome-do-arquivo.mp3" target="_blank" download">PROGRAMA 01 </a>

Caso sua ideia seja de ao clicar no link o navegador se tiver um plugin de reprodução ele o reproduza, aí não adicione este download.

Indico também que vc crie um painel para gestão de conteúdo, ou seja, que você cadastre os arquivos via painel, para precisar estar toda semana adicionando manualmente os arquivos diretamente no código.

Sobre a equalização do áudio, o software Adobe Audition é muito bom, pois a equalização deixará com o seu áudio terá todos os picos de volume da voz, numa mesma faixa máxima estipulada por quem for editar. Como durante um programa a voz do locutor e participante pode alternar entre volume alto e baixo de voz, essa equalização fará essa limitação, diminuíndo as altas e aumentando as baixas.

Ficando tudo num mesmo padrão, e com isso quem estiver ouvindo não terá dificuldade para ouvir as pessoas que falam mais baixos.

Outra coisa interessante não é só colocar o arquivo para download, passe alguns detalhes para as pessoas, como a duração do programa naquele arquivo, o tamanho do arquivo, e a data do mesmo. Se possível ao lado do link para o acesso ao arquivo colocar uma foto chamativa.

Para a rádio bombar, o layout do site tem que estar suave, leve, clean e chamativo, moderno.

Acho que era isso, mas caso você deseje saber algo mais específico, só falar, pois abordei um pouco de tudo.

Qdo a rádio ficar pronta, passa para nós o link.
Espero ter ajudado.
05.20.2016

Smile Smile
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por jefersonsouza2015 em Sex Maio 20, 2016 5:03 pm

Ah outra coisa, agora sobre segurança

Caso haja um painel de cadastro de arquivos, para cadastrar os MP3, você coloque segurança do tipo anti SQL - INJECTION, mas para isso precisará saber um pouco de PHP e MySQL.

Incremente também no seu código um código que evite que quem for cadastrar suba arquivos que não sejam o MP3.

Proteja a sua sessão, para evitar as invasões, para isso deverá entender PHP e MySQL.

Coloque segurança no sistema de login, prevenindo invasões via formulário, se possível, adicione ao site um sistema de autenticação, onde se a pessoa errar três vezes a senha, o formulário é desabilitado e é enviado um e-mail informando que houve bloqueio..... e se não foi ela quem tentou acessar, informe a TI da rádio..... e que se foi ela mesma quem tentou acessar e que se esqueceu da senha errando três terá que redefinir a senha....

Oriente quem for utilizar, para que nenhum dispositivo via bluetooth, wi fi, usb, ou qualquer outra forma de conexão, seja ligados nos computadores que transmitem e que armazenam os problemas, esses computadores só poderão ser utilizados pelos responsáveis e que nada deve ser conectado a eles, só midia virgens ou HD dedicado a estes tipos de armazenamentos.

Digo isso, porque tive um cliente que colocou um celular para carregar e ao transferir os arquivos os mesmos vieram com vírus, que já estava instalado no celular do cara.

Se desejar detalhes sobre isso deixo aqui a minha página onde fala sobre segurança:

http://jsdesenvolvimentoweb.com.br/cartilha_seguranca.php

Espero ter ajudado!
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por leprex em Qua Maio 25, 2016 7:56 am

ola galera!!! valeu pelas dicas jeferson, estão sendo muito uteis pois me deram direção do que e como estudar, pq vou me aprofundar nesse assunto de construção de sites. qto a radio encontrei uma empresa de hosting que me da hospedagem e streaming e de quebra o site gratis, eu só tenho que edita-lo a meu gosto logo postarei o link da radio.vlw Jóia
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por Ebenézer Mota em Qua Maio 25, 2016 10:14 am

leprex escreveu:ola galera!!! valeu pelas dicas jeferson, estão sendo muito uteis pois me deram direção do que e como estudar, pq vou me aprofundar nesse assunto de construção de sites. qto a radio encontrei uma empresa de hosting que me da hospedagem e streaming e de quebra o site gratis, eu só tenho que edita-lo a meu gosto logo postarei o link da radio.vlw Jóia

Posta o link para nós aqui no fórum. Jóia

Ebenézer Mota
Administrador e Fundador
Administrador e Fundador

Mensagem por jefersonsouza2015 em Sab Maio 28, 2016 1:47 pm

Certo Leprex Smile

Quando tiver tudo OK, envie-nos o link, por favor. Smile Jóia Jóia Jóia
jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por andrecuiaba em Sab Maio 28, 2016 3:27 pm

ficou interessante esse topico .

trabalho com radios fm mas ainda não fiz por web .

não entendi o porque e finalidade de disponibilizar os arquivos aos usuários pra baixar ja que na net se encontra esses aquivos facilmente .

alem disso isso demandaria um trafico de internet do proprio site da radio e dependendo da quantidade de arquivos e usuários ficaria pesado .

alem da questão de direitos autorais .

acho mais viavel a disponibilização dos arquivos em algum local e compartilhando os links no site da rádio .

tenho ideias sobre uma web radio destinada a nossa profissao que poderiam ser interessantes levando em conta que tecnico é ruim de dinheiro kkkkk
andrecuiaba
Moderador
Moderador

Numero de Mensagens : 407
Humor : bom

Mensagem por jefersonsouza2015 em Sab Maio 28, 2016 4:27 pm

Olá André td bem?

Realmente quanto mais arquivos forem colocados na página, mais carregado ficará e o tráfego da internet ficará mais pesado, no entanto, há técnicas com as linguagens de programação que você fraciona essa amostragem de arquivos de 10 por páginas, solicitando que sejam apresentados somente os dez mais recentes naquela página e/ou fazer um sistema de paginação que apresente apenas os arquivos referentes a posição cadastrada no banco de dados, liberando assim um pouco da memória do usuário.

Mas como você mesmo disse, se tivermos na página da rádio 5 mil pessoas conectadas ao mesmo tempo, por exemplo, chutando alto, e se tivermos 20 arquivos por página, isso já deixaria o servidor meio carregado, deixando-o mais lento.

Concordo com a sua colocação em hospedar os arquivos em serviço cloud, nós lá no estúdio utilizamos o GO DRIVE, onde os arquivos ficam hospedados no cloud e os links são publicados no site. Com isso já ficou mais rápido o acesso aos arquivos.

Até porque essa é uma ótima ideia, porque dependendo do serviço de hospedagem, poderá ser que um dia, daqui alguns anos, os arquivos comecem a ocupar bastante espaço de armazenamento que é limitado, não existe ilimitado, se alguém oferece um espaço de armazenamento ilimitado é para páginas de internet e não para arquivos de imagens, áudio animação ou vídeo, sendo estes que tem um limite de armazenamento tolerável, se ultrapassar isso, eles já ligam solicitando que deletemos ou compremos um serviço deles. kkkkk

Agradeço as suas colocações André, obrigado por estar nos ajudando! Smile

jefersonsouza2015
Técnico
Técnico

Mensagem por andrecuiaba em Sab Maio 28, 2016 6:12 pm

estou pensando em colocar uma radio online mas devido ùns problemas que tive com meu filho tive que adiar por um tempo e alem disso usei o dinheiro pra ajudá-lo .

mas a ideia continua viva e se precisar de mim estou disponivel .

se precisar de edição de audios ou vinhetas poderemos ajudar no que eu puder pois trabalho bem com sound forge e outros editores de audios.
andrecuiaba
Moderador
Moderador

Numero de Mensagens : 407
Humor : bom

Mensagem por Ebenézer Mota em Sab Maio 28, 2016 10:12 pm

jefersonsouza2015 escreveu: Ebenézer Mota, tudo bem?

Eu não tenho uma web rádio, mas posso escrever uma matéria explicando um passo a passo de todos os procedimentos para criação de uma WEB Rádio, como transmitir, como editar os áudios e outras questões a mais, não é difícil fazer uma web rádio, mas para mim foi, porque ninguém me ensino eu apanhei muito até acertar, rsrsr. Se quiser eu poderei publicar, só que demorará um pouco para que possa publicar esse passo a passo. Smile Smile

Inclusive posso estudar a possibilidade de criar gratuitamente uma página para rodar a rádio, disponibilizar aqui para quem desejar. Bem como disponibilizar os softwares para transmissão e edição do áudio, etc... Como disse só vai demorar um pouco, pois estou com muito trabalho aqui na empresa, mas posso tirar tempinhos por dias para escrever.
Gostaria de fazer parceria com uma radio de estilo música caipira pra colocar no forum. Eu poderia criar um player pra rodar as músicas mas não sobra tempo nem pra tomar um cafezinho com os amigos kkkkk

Ebenézer Mota
Administrador e Fundador
Administrador e Fundador

Mensagem por leprex em Dom Jun 05, 2016 7:16 am

ola galera 2005!!! vai ai o link da radio sao thome, ainda esta em fase experimental mas logo vai estar transmitindo progamação da radio fm convencional. em resposta ao amigo andrecuiaba, os arquivos que serão disponibilizados são os arquivos dos programas ja transmitidos, fiz do seguinte modo: os arquivos serao hospedados no 4sharead e a pagina da radio que traz a programaçao ja contera os links assim se o ouvinte optar por em vez da programaçao ao vivo ouvir um programa ja passado sera so clicar no tal programa e ja abrira outra aba com o player. obrigado a todos especialmente ao jeferson suas dicas foram muito uteis obrigado. :like:

http://saothome.minharadio.net/
leprex
Técnico
Técnico

Mensagem por Ebenézer Mota em Dom Jun 05, 2016 9:26 am

Ja estou ouvindo. Jóia

Ebenézer Mota
Administrador e Fundador
Administrador e Fundador

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: